Viaduto 13 & Mula Preta

A denominação 13 tem em sua origem no fato de ser o décimo terceiro de uma sequência de viadutos que inicia no centro da cidade de Muçum conhecida como a "Princesa das Pontes" Foi construída pelo primeiro batalhão ferroviário de Exército Brasileiro durante a década de 70, tendo sido projetado desde o final da segunda guerra mundial.

Curiosidades
Os moradores do local costumam mostrar aos visitantes um "x" pintado a carvão, que pode ser visualizado mais ou menos no meio do pilar do centro, que indica o local onde supostamente três trabalhadores do Exército teriam caído no vão entre as paredes dos pilares, durante o desabamento de um andaime, e que seus corpos jamais tinham sido removidos de dentro do pilar. Outros dois soldados teriam ficado dependurados durante dois dias aguardando a montagem de um novo andaime para poderem descer, mas estes acontecimentos não são confirmados pelo Exército.
Neste viaduto teria acontecido uma revolta política por parte de agricultores locais, que teriam ateado fogo em um trem de carga, que passou em chamas pelo local numa madrugada de 1981.

Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, e é tido como o maior viaduto da América latina e o segundo mais alto do mundo, atrás apenas do viaduto Mala Rijeka, de 198 metros de altura
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média.






Da cidade de Muçum até o viaduto são aproximadamente 20km de estradas de terra muito bem conservadas, no local á uma pequena infraestrutura para acampamentos com churrasqueiras banheiros e um pequeno bar.
 O acesso a estrada é bem fácil de encontrar pedindo algumas informações na cidade ou com um bom GPS você encontrará com facilidade.

 Coordenadas do local

 S29 02,650'
 W051 54,728'

Seguimos então em direção ao município de Dois Lajeados, ao encontro do viaduto Mula Preta.




O viaduto é um dos grandes símbolos da ferrovia do trigo, juntamente com o viaduto 13, construído com arrojada tecnologia para época ( anos 60 e 70 ), tem suas colunas de sustentação feitas de concreto armado, com altura máxima de 98 metros no pilar central, e seus dormentes que sustentam os trilhos são apoiados em uma grande estrutura metálica, seu comprimento é de 360 metros. Outro detalhe interessante é que o viaduto não possui corrimões, fazendo com que os trens que passam por ele fiquem com grande parte da composição exposta ao abismo  que o viaduto proporciona.






Confira algumas fotos da época da construção desta grande obra. Fotos do arquivo pessoal da família Ghiggi
















Atenção: Estando em visitação a este local, lembre dos cuidados com o meio ambiente. As futuras gerações também vão querer a oportunidade de visitá-lo.






  Mapa para GPS GARMIN  atualizado gratuito clique aqui




9 comentários:

  1. LINDO, LINDO, LINDO...QUE PASSEIO SHOW, MUITAS COISAS BONITAS, E O PRINCIPAL, DESAFIO E AVENTURA... VALEU...

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  2. o lugar eh lindoo!!! mas gostaria de saber o porque daquele som vindo de dentro do tunel, se é soh o vendo passando pelas paredes onduladas de pedra ou o que...obgda

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  3. Tenho o projeto de engenharia do V13, se alguém se interessar. Também tenho o PROJETO FINAL de todas as edificações da L35 - FERROVIA DO TRIGO

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    1. Blza Scalco, o arquivo tah em pdf?
      Pode compartilhar comigo pelo email celsoseeger@gmail.com
      abraço

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    2. Por favor Salco, se possível me disponibiliza esses projetos, obrigado. eng.cassianokaiser@gmail.com

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. oi, seria muito interessante ver estes projetos, se puderes me enviar grigolo.sue@gmail.com

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  4. tambem gostaria desse projeto. tdcuritiba@gmail.com

    grato gilberto

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  5. Eu também gostaria, se for possível disponibilizar agradeço!
    E-mail: nelvio_junior@hotmail.com

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